quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Seriação



Seriação é organizar pela diferença de forma crescente ou decrescente por tamanho, peso, largura, comprimento...
A criança separa os objetos do mesmo modelo por suas diferenças (do maior para o menor, do crescente para o decrescente). Nessa estrutura trabalhamos com as Relações Assimétricas, ou seja, são aquelas utilizadas ao seriar objetos considerando a ordem linear de grandeza desses elementos, as quais nos permitem compreender a sequência dos objetos. Na verdade o importante não é só conhecer os algarismos e a escrita, mas sim explorá-lo conforme sua variedade matemática. A criança precisa estar em contato com o objeto, tocar, experimentar, manusear, criar relação com o novo para formar o seu conhecimento. Trabalhar de forma lúdica, a seriação q é essencial para o desenvolvimento da criança, ou seja, as atividades devem ser trabalhadas de forma significativa, concreta e divertidas. Com a mediação do professor, os jogos desempenham excelente ferramenta para a aquisição dos conhecimentos matemáticos.


  • Alguns níveis de seriação são:
Ausência de seriação – Nessa fase a criança forma grupos com dois ou com três elementos.

Seriação por tentativas (série intuitiva) – A criança tem dificuldade em selecionar qual peça é maior que todas as já colocadas e, menor que todas as faltam para serem colocadas. Seu raciocínio ainda não é reversível para considerar a relação entre dois sentidos contrários – um objeto ser maior que um e menor que outro.


Série operatória - A partir de critérios lógicos a criança é capaz de selecionar e antecipar o lugar de cada elemento. Essa capacidade é chamada de transitividade.



Atividade:

     1-coloque as tiras em ordem decrescente:



2 - Ordenar as cartas. 


- Distribuir 8 cartas de uma cor e 9 cartas de outra cor. Ao ordenar, os alunos perceberão a diferença na quantidade das cartas.



Exemplo:



Fonte de pesquisa:
Acesso: 24 de Agosto de 2014
Acesso: 28 de Agosto 2014
PLT-55O Conversando sobre números, ações e operações. Luzia Faraco Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário