segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A construção da centena e da unidade de milhar


A centena é construída pela junção de 10 dezenas e a unidade de milhar é formada por 10 centenas. Para essa compreensão ser mais clara e concreta para as crianças devemos usar materiais estruturados e não estruturados. 


Material estruturado:


O material estruturado é quando ele apresenta as relações entre as peças que o compõem.
O material dourado foi criado pela educadora italiana Maria Montessori e é usado pedagogicamente e estruturado em base 10.




Orientações Gerais:
  • O cubinho menor representa a unidade.
  • A barra representa a dezena e é formada por dez cubinhos.
  • A placa representa a centena e é formada por dez barras.
  • O cubo representa mil unidades e é formado por dez placas.


 Material não estruturado


Materiais são aqueles que as crianças podem formar grupos, para que possam visualizar as quantidades contidas neles e adquirir conceitos como, por exemplo, bolas de gude, carretéis, tampinhas de garrafa, palitos de sorvete pregadores de roupas e outros objetos do cotidiano.
    

            


Para a construção da centena inicie por materiais não estruturados e depois o material dourado, o mesmo acontece com a unidade de milhar.




 A construção da centena


A unidade pertence a 1º ordem, a dezena pertence a 2º ordem e a centena pertence a 3º ordem. Veja:

Exemplo:
O tio de Tiago é dono de uma padaria que vende deliciosos pães, roscas, salgados e doces. Ele utiliza muitos ovos em sua padaria, por isso comprou 10 caixas de ovos. E cada caixa possui 10 ovos.




Perceba que 100 unidades equivalem a 10 dezenas e a 1 centena. Observe como são formados os números dados por uma centena.





 A construção unidade de milhar

A unidade pertence a 1º ordem, a dezena pertence a 2º ordem e a centena pertence a 3º ordem. Veja:





Exemplo:
Gustavo foi passar suas férias de julho na fazenda de seu tio, que tem uma enorme plantação de morangos. Ele ficou muito feliz por conhecer uma plantação que antes só tinha visto por jornais, revistas e televisão.





O tio de Gustavo vende os morangos nas feiras das cidades vizinhas e para uma indústria de sucos. Os morangos são organizados em caixas com capacidade para 100 frutas, pois dessa forma a contagem das unidades fica mais fácil.






Gustavo é um aluno muito estudioso que tira ótimas notas em Matemática. Ele disse ao seu tio que se juntarem 10 caixas de morango eles terão nesse agrupamento 1000 frutas. O tio de Gustavo ficou alegre por saber que a conta que seu sobrinho realizou estava correta.
Gustavo realizou uma conta de multiplicação entre o número de caixas e a quantidade de morangos em cada caixa:
10 x 100 = 1000 morangos
Vamos ver mais exemplos de números com 4 ordens.







Fonte de pesquisa:
PLT: Conversas sobre números, ações e operações-uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos.
Autor: Luzia Faraco Ramos



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