segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Atividades com o Ábaco






1- Ditado de números(1º ano): 

As crianças devem fazer a decomposição dos números ditados no ábaco.
        
 Exemplos: 5, 26, 314, 978, 1291...

 A cada número ditado observar as dificuldades e fazer as intervenções necessárias.

O que você achou de trabalhar a matemática com o auxilio do ábaco?
Por que você achou mais fácil realizar as atividades?
Utilizando o ábaco?
O que você gostou mais ao trabalhar a matemática com o ábaco?


 2- Jogo do “nunca 10” 
(2º ano- primeira parte/ 4ºano-segunda parte):



PRIMEIRA PARTE:

1 ábaco de pinos com peças de quatro cores (10 de cada cor) por grupo.
2 dados por grupo.


Regras:

     Cada jogador lança os dois dados e soma os pontos obtidos (cada ponto no dado vale uma unidade). Em seguida, pega a quantidade de peças correspondentes a esse valor na cor da ordem das unidades. Quando se acumularem 10 peças no pino da unidade (U), o jogador deve retirá-las e trocá-las por 1 peça na cor da dezena, que será colocada no pino seguinte (D). Se a soma dos pontos nos dados passar de 10, as peças restantes continuarão em U. Em seguida, passa o ábaco para o outro jogador, que prosseguirá com o mesmo processo.

.    1-Quando um jogador completar 10 peças no pino das centenas (D) deverá trocá-las por uma peça da cor das centenas e colocá-la em C.
2-Quando um jogador completar 10 peças no pino das centenas ©, deverá trocá-las por uma peça da cor do milhar e colocá-la em UM. O jogo termina quando um jogador ocupar primeiro o pino da unidade de milhar (UM).



SEGUNDA PARTE:

As figuras representam três momentos do jogo da turma da classe. O jogo se estendeu até a 4ª ordem, ou seja, até o 4º pino do ábaco. Analise esses momentos e responda às perguntas.



a)    Qual é o maior número de peças que cada jogador pode colocar em cada pino de ábaco? Por quê?

b)    Quantas peças verdes foram necessárias para chegar ao registro do 2º momento?

c)    Quantas peças verdes foram necessárias para chegar ao registro do 3º momento?
Complete a tabela representando os pontos dos outros dois momentos do jogo.

Você pode observar os pontos do 1º momento de duas maneiras diferentes:

a)    Represente os outros momentos do jogo da mesma forma.
2º momento:
3º momento:
b)    Em seu caderno, faça o mesmo com os numerais:

·         2 396
·         5 035
·         3 240
·         4 900




 3- Compreendendo a troca (2º/3º ano):

A proposta agora é o inverso da atividade 2. Começar pela casa do milhar até chegar a unidade.

  • Cada grupo terá um ábaco.
  • Ganha aquele que primeiro colocar chegar na dezena. 

 Assim a criança realmente associa as colocações das casas ( da dezena ao milhar e vice-versa ) e exercita sua concentração e percepção.
Jogue várias partidas  até que perceba que os alunos compreenderam as regras de colocação de contas no ábaco.

Perguntas desafiadoras para que a criança reflita sobre as possibilidades de representação do número no ábaco:

  • Qual o total de pontos representados no ábaco?
  • Qual a função do zero que aparece na unidade?
  • Qual a função do zero que aparece na dezena?

Relembre a história e como utilizar o Ábaco aqui.


pedagomatica.blogspot.com.br
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário