quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sistema de numeração decimal




Para expressarmos quantidades ou para enumerarmos objetos temos a necessidade de utilizar um mecanismo capaz de gerenciar numerais, que se chama sistema de numeração.
Existem vários sistemas de numeração que tem seu nome derivado da sua base, ou seja, o sistema binário tem base dois, o sistema septimal tem base sete e o decimal tem base dez, mas o mais comum e que é frequentemente utilizado por nós, é o sistema de numeração decimal.
O sistema de numeração decimal possui ao todo dez símbolos distintos, através dos quais se utilizarmos apenas um dígito, (dígitos ou algarismos são símbolos numéricos utilizados na representação de um número), podemos representar quantidades de zero a nove 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9.

A baixo vemos dez números no sistema decimal com apenas um Dígito.
Observe que o 0 ( zero ) é utilizado neste caso para representarmos a ausência de bolinhas. O 1 representa uma bolinha, o 2 representa duas bolinhas e assim por diante, sempre considerando uma bolinha a mais, até chegarmos ao número 9 que representa um total de nove bolinhas.


0 - zero:
1 - um: 
2 - dois:  
3 - três:   
4 - quatro:    
5 - cinco:     
6 - seis:      
7 - sete:       
8 - oito:        
9 - nove:         
          
Como já utilizamos todos os dez símbolos  e não dispomos de outros, se tivermos mais uma bolinha  vamos recomeçar a sequência pegando novamente o 0, mas agora iremos trabalhar com dois dígitos, construindo assim as dezenas.


Referencia Bibliográfica:



Nenhum comentário:

Postar um comentário