quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Tipos de situação matemática ou “situação problema”:





As situações matemáticas ou “situações-problemas ’podem ser classificadas em diversos tipos:

  • Simples- quando conte apenas uma operação matemática apenas uma operação a ser realizada.
Exemplo: Ana Clara ganhou 3 carrinhos, 1 boneca e 2 pipas. Quantos brinquedos ela ganhou?

  • Complexas-Quando esta envolvida mais de uma operação matemática, ou seja, mais de uma operação que envolve a quantidade a ser realizada.
Exemplo: Em uma escola o total de alunos é de 236, sabemos que desse total, 127 são meninas. Quantos meninos estudam nesta escola?

  • Com informações para solucionar-quando o desenvolvimento do texto parece que não será usado para resolver o problema. Este tipo de “situação-problema "não é pegadinha, mas uma situação na qual a criança precisa selecionar dados importantes.
Exemplo: 2- Clara está caminhando numa pista que tem 778 metros. Ela dará 6 voltas e já caminharam 2468 metros. Quantos metros ela ainda vai caminhar para completar as 6 voltas

  • Com informações insuficientes – Quando o enunciado do problema não é suficiente para encontra o resultado final.
Exemplo: Qual o perímetro de uma quadra de vôlei que mede 18 m de comprimento? No caso é impossível encontrar o perímetro, que é a soma dos quatro lados do retângulo, uma vez que não temos a largura da quadra.

  • Não convencionais ou heurísticos: para resolver esse tipo de problema, há a necessidade da elaboração de um raciocínio mais complexo, pois as operações não estão evidenciadas no enunciado.
Exemplo: Você deseja construir chiqueiros. Porém, você deve construir 4 chiqueiros e distribuir 9 porcos entre eles, de forma que cada chiqueiro tenha um número ímpar de porcos. Como fazer isso?





fontes de pesquisa 
Livro:Conversas sobre os números ,ações e operações :uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos.
Autora:Luzia Faraco Ramos
http://pro-eve.blogspot.com.br/2008/02/bacos.htmlAcesso em 14.de outubro.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário